AS SOCIEDADES MODERNAS
O mundo moderno não surgiu de repente. Ele foi gerado no decorrer de um longo processo de transição que teve suas raízes no século XII e cujos desdobramentos vão até à eclosão da Revolução Industrial, em meados do século XVIII. Foi só após essa revolução que a sociedade capitalista assumiu seus contornos definitivos.
Na sociedade feudal são relações servis de produção, já no capitalismo são relações assalariadas de produção.
Como características do capitalismo temos a separação entre os que detêm os meios de produção e os que possuem apenas sua força de trabalho; a produção é destinada ao mercado; as trocas são monetárias; tem-se uma organização racional e sistemática do trabalho; e no capitalismo temos o espírito de lucro.
As Quatro Fases da Sociedade Capitalista
- Pré-capitalismo: entre os séculos XII e XV. Período da emergência da economia mercantil. O comércio e a produção artesanal ganham força, mas não se generalizou o trabalho assalariado. Predomina o trabalhador independente (artesão), que vendiam o produto de seu trabalho, mas não sua força de trabalho. Os artesãos eram donos do meios de sua produção.
- Capitalismo Comercial: do século XVI ao XIII. Preponderância do capitalismo mercantil sobre a produção. Predomina o produtor independente, mas expande-se o trabalho assalariado. A maior parte do lucro está nas mãos dos comerciantes, intermediário entre o produto e o consumidor. Lucrava mais quem comprava e vendia a produção, e não quem a produzia. Por isso, o capital se acumulava na circulação, no comércio, não na produção. É a fase da acumulação primitiva de capital.
- Capitalismo Industrial: segunda metade do século XVIII na Inglaterra. O capital acumulado na circulação de mercadorias é investido na produção; o capital industrial passa a dominar o conjunto da produção, distribuição e circulação de riquezas. O trabalho assalariado se instala, separando os donos dos meios de produção (burguesia) e a massa de trabalhadores (proletariado). O processo se espalha para o mundo.
- Capitalismo Financeiro: é a fase atual, com início em fins do século XIX: o sistema bancário e as grandes corporações financeiras tornam-se dominantes e passam a controlar as demais atividades como indústria, comércio, agricultura e pecuária. As empresas assumem dimensão internacional (as multinacionais). Devido à concentração do capitalismo, com a formação de empresas gigantescas que dominam grandes setores de produção, essa fase é chamada também de capitalismo monopolista.
A formação e desenvolvimento do capitalismo desencadeou profundos desequilíbrios políticos e sociais. Esse processo foi acompanhado por mudanças políticas e culturais: Renascimento, descobrimentos marítimos, Reforma Protestante e Formação das Monarquias Nacionais.
BIBLIOGRAFIA:
- HISTÓRIA: origens, estruturas e processos
Autor: Luiz Koshiba
Comentários
Postar um comentário